Como em todos os momentos da vida de Jesus, Maria também está presente na Ressurreição. Aquela que compartilhou as dores de seu Filho também celebra junto Dele as alegrias da vida nova. Também nós queremos nos juntar a eles nestes momentos felizes, conscientes que tanto o Filho Jesus quanto a Mãe Maria nunca nos abandonam em nosso dia-a-dia. Celebremos assim com o coração em festa as alegrias da Virgem Maria vendo nossa vida refletida naquela que é a imagem perfeita bela e bem acabada da Igreja que somos todos nós.

7ALEGNSRA2019061

A alegria é um sentimento profundo que nasce da mescla de vários fatores: sentir confiança, ter a satisfação do dever cumprido, estar em harmonia consigo mesmo, com Deus e com os demais irmãos. A alegria constante é uma atitude própria do católico, que tem a segurança de sentir-se amado por Deus, no caminho certo e na verdade. Maria, nossa Mãe é exemplo e fonte dessa mesma alegria, para todos nós. Apresentemos as sete alegrias de Nossa Senhora:

PRIMEIRA ALEGRIA – ANUNCIAÇÃO DO ANJO:

7ALEGNSRA2019018 7ALEGNSRA2019048

Do Evangelho de São Lucas: “Alegra-te, Cheia de graça, o Senhor está contigo. Encontrastes graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, a quem chamarás Jesus”.

A alegria deve fazer parte da identidade do cristão pois, assim como com Maria, o Senhor está sempre conosco. Se o Senhor é nossa luz e salvação, se Ele é a proteção de nossa vida, de que teremos medo? Perante quem tremeremos? Com a vinda de Deus para o nosso meio, a vida humana descobri u infinitos motivos para a alegria, muito mais do que para a tristeza. Vivamos na alegria e na graça de nosso Deus e Senhor.

SEGUNDA ALEGRIA – SAUDAÇÃO DE ISABEL:

7ALEGNSRA2019021 7ALEGNSRA2019052

Do Evangelho de São Lucas: “E, repleta do Espírito Santo, Isabel exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto de teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Feliz aquela que acreditou, pois será cumprido tudo aquilo que o Senhor lhe prometeu”.

Fazemos parte da bem-aventurada geração que, seguindo o exemplo de Maria, busca crer nas promessas do Senhor. Ele prometeu nunca nos abandonarmos. Que a experiência da alegria de tê-lo junto a nós nos impulsione a irmos ao encontro de nossos irmãos, levando Jesus Cristo ao mundo.

TERCEIRA ALEGRIA – NASCIMENTO DE JESUS:

7ALEGNSRA2019024 7ALEGNSRA2019055

Do Evangelho de São Lucas: Estando José e Maria em Belém, completaram-se os dias para o parto e ela deu à luz um filho primogênito envolveu-o em faixas e reclinou-o numa manjedoura. Maria contudo meditava todas estas coisas em seu coração”.

Eis que vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor”.
Jesus nasceu em nossa Terra, e aonde ele chega tudo se transforma: o sofrimento se transforma em esperança, a tristeza em alegria, o luto em vida. Seguindo os passos de Maria, abramos nosso coração ao Salvador para que Ele encontre digna morada em nós e nos transfigure com a luz de seu nascimento, de sua vida, morte e ressurreição gloriosa.

QUARTA ALEGRIA – RESSURREIÇÃO DO SENHOR:

7ALEGNSRA2019028 7ALEGNSRA2019059

Do Evangelho de São Mateus: “Vinde ver o lugar onde Ele estava. Ide já contar aos discípulos que Ele ressuscitou dos mortos e que vos precede na Galileia. Ali vós o vereis”. Elas, partindo depressa do túmulo, com medo e grande alegria, correram a anunciar aos seus discípulos.

A ressurreição é a mais estupenda novidade acontecida na história humana: Deus se faz homem para ser um de nós e, assim morrendo, derrotar a morte e renovar a vida! Nossa vida e nossa história têm futuro. Não podemos nos conformar com o pecado e com a morte, mas acreditemos que nosso Salvador está vivo para nos oferecer a verdadeira alegria da vida plena.

QUINTA ALEGRIA – PENTECOSTES:

7ALEGNSRA2019030 7ALEGNSRA2019062

Dos Atos dos Apóstolos: “Os Apóstolos eram unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres entre as quais, Maria, a mãe de Jesus”.

Foi o Espírito Santo de Deus que santificou plenamente o ser de Maria para que pudesse se tornar a mãe do Senhor. Foi o Espírito Santo de Deus que encheu os apóstolos de santa coragem e destemor para que pudessem espalhar para os quatro cantos do mundo a alegria da ressurreição e da vida nova. Vinde Espírito Consolador, e ilumine nossa vida. Faz de nós homens e mulheres renovados!

SEXTA ALEGRIA – ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA:

7ALEGNSRA2019035 7ALEGNSRA2019064

Do salmo de Davi: “A vossa direita se encontra a Rainha, com este esplendente de ouro de Ofir. Em vestes vistosas ao rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo, entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam então, no palácio real”.

Ao fim de sua existência terrena, entre cantos de festa e com grande alegria, Maria ingressa no palácio real na Jerusalém celeste, no céu. Um dia chegará também a nossa vez de, igualmente com o coração radiante de júbilo nos apresentarmos ao nosso justo e misericordioso Juiz. Que este santo dia nos encontre preparados para o definitivo encontro com o Senhor a quem aqui buscamos entre os véus da fé. Enquanto vivemos neste mundo, busquemos as coisas do alto, pois só elas, com todas as suas exigências, nos dão a verdadeira alegria.

SÉTIMA ALEGRIA – COROAÇÃO DE MARIA:

7ALEGNSRA2019040 7ALEGNSRA2019067

Do Apocalipse de São João: “Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher, vestida com o sol, tendo as luas sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas …”

A verdadeira coroa dos pais são seus filhos. As estrelas que ornam a coroa de Maria deverão ser cada um de nós que a admiramos com amor filial. Seguindo o ensinamento da Mãe do Senhor, realizando tudo aquilo que Jesus nos mandar, seremos felizes aqui na terra como também um dia lá no céu. Que nossa terna mãe nos acompanhe no peregrinar desta vida, para que entre as dores e as angústias, as alegrias e as esperanças possamos andar juntos no caminho do Reino definitivo.