Relato histórico e fundação:

A Paróquia São João Batista de Pirapozinho foi fundada no dia 19 de março de 1946, pelo Bispo Dom Antonio José dos Santos da Diocese de Assis. No decreto de criação da paróquia foram marcadas as seguintes divisas: Começando na cabeceira do Ribeirão Laranjeiras, segue a linha reta procurando a cabeceira do córrego Aracy, por este até o Rio Santo Anastácio e por este até a barra com o córrego Catanduva; daqui parte em linha reta até a cabeceira principal, onde teve inicio; compreendendo os distritos: Pirapozinho, Timbó, Dumontina e Coronel Goulart desmembrada da Paróquia Santa Luzia de Anhumas e da Paróquia São Sebastião de Presidente Prudente.

Teve como primeiro Pároco Pe. Hilário Pierik ,que exercia o cargo de Cura da Catedral de Assis, veio para tomar posse  de Vigário de Pirapozinho no dia 5 de abril de 1946 numa acanhada igrejinha de  madeira.

Pirapozinho era em 1946, um pequeno distrito de paz dependente do Município de Presidente Prudente. O número de habitantes do núcleo do distrito não passava de mil habitantes. Existia uma serraria, que dava vida ao lugar.

Pe Hilário, esteve a frente da paróquia de 05 de abril de 1946 até 5 de março de 1988, quando se tornou emérito. Faleceu em 18 de janeiro de 1995.

Pe. Antonio Cordeiro (Pe. Toninho) depois de um período de trabalhar como auxiliar  do Pe. Hilário, assumiu a Paróquia como Pároco em 05 de março de 1988, estando a frente da Paróquia até 17 de fevereiro de 2002, sendo substituído por Pe. Dirceu Montovani (vigário) e Monsenhor Jésus dos Anjos (pároco) que estão a frente da Paróquia até os dias de hoje.

Ampliação da Matriz

A Igreja Matriz construída com tanta luta e sacrifício pelo Pe. Hilário tornou-se pequena para acolher os fiéis. Inicia-se, então, no dia 09 de abril de 1997 a ampliação e reforma da Igreja Matriz. Depois de três anos de construção a nova Igreja Matriz foi reinaugurada no dia 17 de dezembro de 2000. Ela teve a sua capacidade aumentada para receber de 400 à 1500 fiéis sentados. Totalmente funcional e com um sistema de refrigeração que oferece grande conforto e comodidade aos fiéis, proporcionando bons momentos para a oração e recolhimento espiritual.

paroquia interna

imagem interna da igreja matriz

imagem externa da igreja matriz