ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA 

A Semana Nacional da Família deste ano, que já faz parte do calendário das paróquias brasileiras tem como tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, a mesma temática do IX Encontro Mundial das Famílias com o Papa Francisco, que acontece em Dublim, Irlanda, também em agosto.
“O Evangelho da Família, alegria para o mundo”, nos faz refletir até que ponto somos felizes como família. A animação da Semana Nacional da Família continua diante das nossas vistas como ocasião de especial atenção.
A Pastoral Familiar nos encoraja a participar, dialogar, acreditar, se doar, testemunhar e se fortalecer por meio do Evangelho que é fonte de alegria quando vivenciado com amor e convívio familiar. E juntos com o Ano Laicato seremos uma família que é “Sal” da terra e “luz” do mundo.
Como igreja devemos e precisamos estar juntos em oração. Sentir que a alegria de evangelizar em família não será mais um sonho, um desejo e sim, uma realidade vivenciada à luz da Palavra de Deus.

Tema: “A vivência da família à luz da palavra de Deus”
13 de Agosto – São Judas Tadeu – 19h30 (Benção das imagens)

Celebramos o 2º dia da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “A vivência da família à luz da palavra de Deus”. Somos convidados a meditar até que ponto somos luz e alegria para o mundo através da Palavra de Deus. Sob esta luz, podemos ver outra dimensão da família. A Igreja acredita que os pais são luz e espelho para seus filhos. Como é feliz uma família que se entende, que conversa, partilha e está sempre em sintonia. A família que tem Jesus como referência, como base e como caminho de vida, esta sim, vive como igreja doméstica. É preciso viver essa luz, não permitir que ela se apague. Ter sempre Jesus como luz que ilumina toda a casa e toda a família. Que a Sagrada Família, nos ajude nesta missão de construir e manter firme a família, desejo de Deus.

Tema: “Família e desafios atuais”
14 de Agosto – Nossa Senhora das Dores – 19h30 (Benção da carteira profissional e curriculum)

Celebramos o 3º dia da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “Família e desafios atuais”. Alegremos o nosso coração, porque só pelo fato de estarmos aqui em união, já representa que mais um desafio foi vencido. Como é importante que as famílias se interroguem frequentemente, se vivem a partir do amor, para o amor e no amor. Concretamente, isto significa doar-se, perdoar-se, não perder a paciência, antecipar o outro, respeitar-se. Como seria melhor a vida familiar, se cada dia vivêssemos as três simples palavras: “com licença”, “obrigado”, e “desculpa”. Se a família escolheu servir ao Senhor, os desafios serão vencidos. Que a Sagrada Família, nos ajude a vencer todos os desafios que ameaçam a família.

Tema: “A vocação da Família à Santidade”
15 de Agosto – Matriz e Dom Bosco – 15h00 /19h30 (Unção dos enfermos/Benção da água)

Celebramos o 4º dia da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “A vocação da Família à Santidade”. Para que uma família adquira a santidade não basta somente ser cristã, mas conhecer as boas práticas como: ser justa, praticar caridade, ser acolhedora, paciente, amiga e temente a Deus. E o Espírito Santo a visitará, porque é isso que o Senhor quer: famílias santas e convertidas para ele e para o mundo. Que a Sagrada Família de Nazaré, nos ajude a buscar a santidade da família e de seus membros.

Tema: “Anunciar hoje o Evangelho na família”
16 de Agosto – São Francisco de Assis – 19h30 (Benção das chaves)

Celebramos o 5º dia da Semana Nacional da Família, que tem como tema: “Anunciar hoje o evangelho na família”. Quando Jesus se lamenta por não ser aceito é justamente por conhecer e ser conhecido. Os familiares preferem ouvir um estranho, porque este não tem o conhecimento de tudo que atormenta a vida daquelas pessoas que precisam ser evangelizadas. O maior problema de anunciar o Evangelho em casa é a forma de como fazemos isso. Anunciar o Evangelho na família é a primeira missão. Peçamos à Sagrada Família, auxílio e a coragem de evangelizar no seio familiar.

Tema: “A fecundidade do amor na família”
17 de Agosto – Matriz – 19h30 (Benção dos Jovens)

O tema para este 6º dia da Semana Nacional da Família é: “A fecundidade do amor na família”. É radiante saber que somos fecundos no amor, porque vivemos em comunhão juntos em comunidade. A família é âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus. A Igreja se preocupa e faz um apelo a todas as famílias que se juntem em prol da vida. A fecundidade é amor e o amor é vida.

Tema: “A vivência do amor no Matrimônio e na Família”
18 de Agosto – Matriz – 19h30 (Renovação do Matrimônio)

Celebramos hoje o 7º dia da Semana Nacional da Família, que traz como tema: “A vivência do amor no Matrimônio e na Família”. O Matrimonio é um sinal precioso, porque, quando um homem e uma mulher celebram o Sacramento do Matrimônio, Deus, imprime neles as suas características e o caráter indelével do seu amor. O matrimônio é o ícone do amor de Deus por nós. Deus é tão perfeito que nos deu o exemplo na terra. Ele escolheu Maria e José para que juntos com seu Filho Jesus formassem uma família.

Tema: “Espiritualidade e Oração na Família e na Sociedade”
19 de Agosto – Matriz – 19h30 – encerramento com a benção da família

“Espiritualidade e Oração na Família e na Sociedade”, este é o tema de reflexão deste dia. A família por natureza já é uma sociedade. Pois tem tudo em comum: educação, saúde, lazer, mas isso tudo não é suficiente quando esta mesma família não vive em oração.
Irmãos e irmãs, em busca do Reino de Deus, e termos participamos fortemente da Semana Nacional da Família, louvando e agradecendo à Deus pela nossa família e com esta celebração, encerramos a semana com a nossa fé renovava e com a certeza que a família é luz para a vida em sociedade. Sejamos sempre fiéis a palavra salvadora e testemunhemos em nosso meio a Sagrada Família, Jesus, Maria e José.