SOLENIDADE DE CRISTO, REI DO UNIVERSO

Ano B – XXXIV Domingo Comum
Tema Liturgico:

No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Jesus Cristo, Rei e Senhor do Universo. A Palavra de Deus que nos é proposta neste último domingo do ano litúrgico convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus; deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se concretiza de acordo com uma lógica própria, a lógica de Deus. O Evangelho, especialmente, explica qual é a lógica da realeza de Jesus.
A primeira leitura (Dn 7,13-14)anuncia que Deus vai intervir no mundo, a fim de eliminar a crueza, a ambição, a violência, a opressão que marcam a história dos reinos humanos. Através de um “filho de homem” que vai aparecer “sobre as nuvens”, Deus vai devolver à história a sua dimensão de “humanidade”, possibilitando que os homens sejam livres e vivam na paz e na tranquilidade. Os cristãos verão nesse “filho de homem” vitorioso um anúncio da realeza de Jesus.

Na segunda leitura (Ap 1,5-8), o autor do Livro do Apocalipse apresenta Jesus como o Senhor do Tempo e da História, o princípio e o fim de todas as coisas, o “príncipe dos reis da terra”, Aquele que há-de vir “por entre as nuvens” cheio de poder, de glória e de majestade para instaurar um reino definitivo de felicidade, de vida e de paz. É, precisamente, a interpretação cristã dessa figura de “filho de homem” de que falava a primeira leitura.

O Evangelho (Jo 18,33b-37) apresenta-nos, num quadro dramático, Jesus a assumir a sua condição de rei diante de Pontius Pilatus. A cena revela, contudo, que a realeza reivindicada por Jesus não assenta em esquemas de ambição, de poder, de autoridade, de violência, como acontece com os reis da terra. A missão “real” de Jesus é dar “testemunho da verdade”; e concretiza-se no amor, no serviço, no perdão, na partilha, no dom da vida.

Fonte tema litúrgico: http://www.dehonianos.org/portal/solenidade-de-cristo-rei-do-universo-ano-b/

 

benção e envio (Menino Jesus) para a Novena de Natal

NATAL EM FAMÍLIA 2018 – JESUS NASCE TODOS OS DIAS PARA NÓS

Ao término deste ciclo do ano litúrgico nesta festa da Solenidade de Cristo, Rei do Universo, iniciarmos o tempo do advento que nos prepara para a vinda do Salvador. A celebração do Natal é sempre uma oportunidade de nos atualizarmos a presença de Deus feito menino entre nós.

Neste ano de 2018, comemoramos, com muito alegria, o jubileu de ouro da “Novena de Natal”, são 50 anos de perseverança das missões redentorista que encontrou uma maneira da continuidade das missões para que famílias tivessem o propósito concreto de refletir e rezar.

Em prática, reunindo em comunidades, grupos de oração, reflexão e movimentos a preparação para esta expectativa da chegada em nossa morada, “no coração” a presença de Jesus no meio de nós, colocamo-nos em atitude de vigilância, na certeza de um mundo novo de fraternidade, pois em Cristo tudo se renova.

Aproveite esta oportunidade que quer estimular uma boa reflexão do Advento realçada no tema para  este ano de 2018 “Jesus Nasce todos os dias para nós”, pois esta foi a promessa que Jesus fez de que estaria conosco todos os dias, até o fim dos tempos.

Que a presença de Jesus, Maria e José e inspirada pelo Espírito Santo, as nossas famílias continuem realizando o sonho de Deus Pai.

Uma ótima novena para todos!